O que você vai conhecer nesse conteúdo?
- Qual a importância da contabilidade para autopeças especializada?
- Qual o CNAE para autopeças?
- Qual o melhor regime de tributação para autopeças?
- Contabilidade para autopeças: a importância de ser especializada
- Dicas para fazer a gestão e contabilidade para autopeças
- Por que abrir um CNPJ para autopeças?
Nesse artigo você vai entender o porquê da importância de se ter uma assessoria contábil especializada em seu ramo de negócio, nesse caso, lojas de autopeças e oficinas mecânicas.
Uma contabilidade especializada já vai trazer economia tributária para o novo negócio antes mesmo dele existir, isso porque algumas escolhas que terão impacto diretamente na carga tributária precisam ser tomadas antes mesmo de abrir a empresa.
Estamos falando de uma boa e planejada escolha do regime tributário que a empresa vai adotar, qual o porte que a empresa terá, segundo as previsões do empreendedor, qual a natureza jurídica, escolha correta dos CNAES entre outras coisas, mas veremos tudo isso mais adiante.
Qual a importância da contabilidade para autopeças especializada?
Como visto acima, são muitas as decisões a serem tomadas antes mesmo de abrir o CNPJ da empresa.
Como estamos falando aqui de um ramo de negócio que tem legislações especificas como é o caso das lojas de autopeças e oficinas mecânicas essas decisões se não tomadas com o auxílio de um contador especializado no nicho de mercado, tem tudo para dar errado.
Portanto, a importância de contar com uma assessoria contábil especializada para sua loja de autopeças ou sua oficina mecânica é mais que recomendado, é questão de sobrevivência do seu negócio.
Um contador especialista vai fazer boas escolhas com relação a regime tributário, CNAES, porte empresarial, natureza jurídica entre outras coisas.
Além, é claro, de todas as obrigações assessorias que precisam ser entregues para o fisco para manter o CNPJ da empresa regular perante a receita federal.
Qual o CNAE para autopeças?
O principal CNAE utilizado para lojas de autopeças é o CNAE 4530-7/03 – Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos utomotores.
Já para as oficinas mecânicas o principal é o CNAE 4520001: Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores.
No entanto, além do tipo de atividade principal, existem outros códigos que podem ser parte do CNPJ de uma empresa do ramo, dentre eles:
4541-2/06 – o comércio varejista de peças e acessórios novos para motocicletas
4541-2/07 – o comércio varejista de peças e acessórios usados para motocicletas
4763-6/03 – o comércio varejista de peças e acessórios para bicicletas
4530-7/04 – o comércio varejista de peças e acessórios usados para veículos automotores
4530-7/05 – o comércio varejista de pneus e câmaras-de-ar para veículos automotores
4530-7/06 – as atividades de representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios para veículos automotor
Como dito antes, a escolha do CNAE tem impacto direto na tributação, e portanto, é muito importante para quem deseja pagar menos impostos.
Qual o melhor regime de tributação para autopeças?
Em nosso país existem três regimes de tributação diferentes, são eles:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Para enquadrar uma empresa em um deles é necessário bastante estudo, simulações e no primeiro ano, como ainda não temos um histórico de faturamento na empresa, precisamos de previsões de faturamento.
Esse trabalho é feito pelo contador, mas claro, com a contribuição direta do empreendedor.
Portanto, não existe um regime tributário que seja melhor que os outros de forma geral, apenas existe o melhor para cada tipo de empresa.
Mas de modo geral, se a empresa tem previsão de faturamento menor que 4,8 milhões de reais no primeiro ano e o empreendedor não possui outras empresas, o regime tributário do simples nacional será o mais econômico no ponto de vista tributário na maioria das vezes para as lojas de autopeças e oficinas mecânicas.
Contabilidade para autopeças: a importância de ser especializada
Como vimos até aqui, o ramo de mercado de autopeças e oficinas mecânicas é bastante complexo do ponto de vista de legislação tributária, mas tem muito mais detalhes ainda.
Existe uma forma de tributação com antecipação, isso acontece quando as fabricas já recolhem os impostos da cadeia toda pela frente de determinados produtos.
Quando as empresas compram esses produtos das fabricas, elas estão pagando embutido no preço, todos os impostos, ou seja, ela não precisa mais pagar os impostos quando vender o determinado produto, pois já pagou os impostos na compra.
Mas adivinha o que acontece na maioria das vezes? Sim, isso mesmo, por não contarem com contadores especializados, essa receita acaba sendo somada junto com a receita mensal normal da empresa e no fim do mês o cálculo dos impostos é feito sobre essa receita e os impostos são pagos de forma desnecessária novamente.
Esses produtos com ICMS ST e PIS/COFINS monofásicos do qual nos referimos no parágrafo anterior que possuem os impostos antecipados, são em boa parte, vendidos em lojas de autopeças e oficinas mecânicas.
Sem dúvidas, as lojas de autopeças e oficinas mecânicas são as atividades empresariais que mais pagam impostos desnecessários em nosso país, isso por não contarem com assessoria contábil especializada.
Dicas para fazer a gestão e contabilidade para autopeças
Uma boa contabilidade para loja de autopeças e oficinas mecânicas também pode ajudar na gestão do seu negócio. Confira algumas dicas separadas pelo nosso time:
- Com o apoio de uma contabilidade digital especialista em lojas de autopeças e oficinas mecânicas, você pode ter um controle de fluxo de caixa eficiente;
- Contrate uma contabilidade especializada como a Justina Contabilidade, e evite problemas com o fisco;
- Entregue as movimentações financeiras ao contador em dia e fique livre de dor de cabeça;
- Com o suporte do contador, você paga seus impostos em dia, evitando multas e juros.
Por que abrir um CNPJ para loja de autopeças ou oficina mecânica?
Agora que você já sabe da importância de se contar com uma boa contabilidade especializada para sua loja de autopeças ou sua oficina mecânica, vamos falar algumas vantagens de abrir um CNPJ.
1º – Ser dono do próprio negócio, trabalhar para o seu projeto, e não, para os projetos dos outros.
2º – Trabalhar com CNPJ na grande maioria das vezes trás uma grande economia tributária, já que no CPF pagamos até 27,5% de imposto de renda e ainda tem mais INSS.
3º – Possibilidade de participar de licitações públicas e vender ou prestar serviços para os órgãos públicos e ter uma renda recorrente.
4º – Ter acesso a linhas de créditos do BNDES para investir no negócio com taxas de juros menores que 4% ao ano, e com prazos bastante longos para pagar.
Enfim, são muitas as vantagens de sair da zona de conforto e empreender, essas acima são apenas algumas.
Nós, da Justina Contabilidade, somos especialistas em atender lojas de autopeças e oficinas mecânicas, se já tem a sua, ou pretende abrir, entre em contato conosco e vamos fechar parceria.